domingo, 17 de novembro de 2013

Síntese

Formas de obtenção

 Até 1920, o exsudato produzido por freixo maná (Fraxinus ornus) era a fonte comercial de manitol. Atualmente, as principais fontes de obtenção do carboidrato são:

-Síntese industrial (Hidrogenação catalítica)


 A sacarose é hidrolisada em um xarope de açúcar invertido originando glicose e frutose. A frutose é então hidrogenada com um catalisador de níquel originando 70% de sorbitol e 30% de manitol (condições de reação levemente alcalinas podem aumentar ligeiramente o rendimento do último.). Em seguida, o manitol é separado por cristalização, uma vez que é menos solúvel que o sorbitol.

*Hidrólise: quebra de uma molécula na presença de água.


-Biossíntese
 Estudos têm sido desenvolvidos a fim de apresentar alternativas para a obtenção de manitol. Dentre eles, há a síntese microbiana de manitol. Nela, alguns microorganismos como leveduras, fungos filamentosos e bactérias lácticas produzem o manitol sem co-formação de sorbitol, a partir de moléculas de glicose ou frutose, liberando apenas ácido lático, ácido acético ou dióxido de carbono. Embora seja um método promissor, a produção ainda ocorre em escalas muito pequenas.





-Síntese enzimática
 Outra forma é a produção enzimática a partir da frutose com a utilização da enzima NADPH. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário